10-09-2021

VEREADORES PARTICIPAM DO LANÇAMENTO OFICIAL DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO, QUE VISA A VALORIZAÇÃO DA VIDA E DA SAÚDE MENTAL

A Câmara Municipal de Rio Verde, mais uma vez, entra na Campanha “Setembro Amarelo”, uma iniciativa mundial de mobilização social para prevenção ao suicídio.

A Campanha, promovida em Rio Verde pelo Governo Municipal, foi aberta oficialmente nesta quinta-feira, 10 de setembro, na Rotatória do Cristo Redentor. A abertura oficial contou com a presença do Prefeito Paulo do Vale, da Secretária de Assistência Social, Lillian Garcia Martins do Vale, Presidente da Câmara, Lucivaldo Medeiros, deputado estadual Chico KGL, e vereadores Serginho Gomes, Eder Magrão, Luiz Encanador, Geraldo Neto e Nayara Barcelos.

Presente na abertura da campanha, o presidente da Câmara, Lucivaldo Medeiros destacou que esta iniciativa do Governo Municipal é fundamental para se reforçar a luta contra o suicídio e que serve também como um alerta às famílias, aos profissionais da saúde e a população em geral. “Precisamos estar atentos para todas as pessoas que nesse momento, principalmente nesses tempos de pandemia, se sentem fragilizados por essa situação. Prestem atenção na depressão porque ela é uma das maiores causas para que a pessoa acometida seja impelida a cometer o suicídio. É um assunto delicado, mas é importante falar sobre maneiras de preveni-lo”, frisou Lucivaldo.

SETEMBRO AMARELO

O Setembro Amarelo é uma campanha do Ministério da Saúde que tem como proposta conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção do suicídio. São ações realizadas a partir da mobilização de profissionais da saúde e da população. O Objetivo da campanha é firmar o compromisso com a vida, alertando para as possibilidades da prevenção desse agravo.

O que você pode fazer para ajudar a salvar vidas:
• Fique atento ao comportamento e identifique sinais de alerta.
• Valorize a saúde mental e o bem-estar, avaliando a gravidade de cada situação com cuidado, sem julgamentos.
• Esteja presente e dê apoio emocional a quem precisar, a qualquer momento, tentando amenizar o sofrimento.
• Procure e indique o CVV – Centro de Valorização da Vida, que atende gratuitamente todas as pessoas que precisam conversar, sob total sigilo, pelo telefone 188, e-mail e chat 24 horas no site.